Antes de vermos o que é UML precisamos entender o conceito de Modelagem de Sistemas. Modelagem de sistemas nada mais é do que a atividade de construção de modelos que expliquem/ilustrem a forma de funcionamento de um software. Geralmente, esses modelos são criados graficamente, utilizando algum tipo de Notação.
Sendo assim, a UML – Linguagem de Modelagem Unificada é uma linguagem utilizada para modelar sistemas orientados a objetos. Surgiu em 1994 com a junção dos conceitos de Booch, OMT E OOSE, métodos de modelagem existentes na época. Esta linguagem possibilita que desenvolvedores tenham uma noção abstrata do funcionamento de um sistema. Possui como principal objetivo auxiliar na análise e desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, computacionais ou não.
Essa linguagem tem sido muito consumida na elaboração de sistemas corporativos, de transporte, de vendas, de telecomunicações, de serviços bancários, dentre muitos outros. A UML já é a linguagem mais utilizada para modelagem de sistema. Nesse post iremos nos conter ao domínio de sistemas computacionais, mas como visto, a UML pode ser usada para modelar qualquer coisa que possua por traz orientação a objetos.
A Unified Modeling Language, do inglês, é composta de vários tipos de diagramas que são usados para demonstrar, graficamente, o funcionamento do sistema. Esses diagramas são divididos em duas principais categorias: Diagramas Estruturais e Diagramas Comportamentais.
Os diagramas de estrutura servem para representar a parte estática de um sistema de software. São eles:
- Diagrama de Classes
- Diagrama de Objetos
- Diagrama de Componentes
- Diagramas de Instalação
- Diagramas de Pacotes
- Diagramas de Estrutura Composta
Os diagramas comportamentais servem para representar a parte dinâmica de um sistema de software. São eles:
- Diagrama de Caso de Uso
- Diagrama de Sequência
- Diagrama de Estados
- Diagrama de Atividades
- Diagrama de Comunicação
Com a popularização da UML, surgiram alguns programas para auxiliar a criação dos diagramas. Entre os mais conhecidos estão: Jude, Visual Paradigm, Astah, Umbrella.
Conclusão
Depois de aprender os conceitos de modelagem de sistemas e UML e seus diagramas, e também saber quais são as ferramentas mais usadas para tais fins, podemos iniciar os estudos. Agora, o próximo passo é compreender a semântica e a sintaxe de cada um desses diagramas, para saber demonstrar por completo o funcionamento de um sistema de software de forma diagramática.
1 comentário
Hebert · 08/06/2023 às 16:27
Muito interessante o conteudo.