Depois de instalado o wordpress, é importante a realização de algumas configurações.

1. Colocando Título e Subtítulo

Acessando seu painel de administrador, você irá encontrar no menu do lado esquerdo a opção configurações > geral. Após acessar, você verá os campos título do site e descrição. Preencha esses campos com o título do seu site, geralmente é o nome de domínio que você escolheu e a descrição com um subtítulo para o site.

2. Colocando o WWW na frente do domínio

Em seguida você verá os campos de URL. É nesses campos que você pode inserir, caso queira, o “www” na frente do site.

2. Alterando data, hora e idioma

Outra configuração importante, inicialmente é a data e hora, e o idioma que o site reconhece. Coloque o idioma português-br, a data e a hora no formato brasileiro (se seu público for brasileiro).

3. Alterando a categoria padrão “/category”

Todo post, quando publicado, tem que fazer parte de uma categoria, se não marcado nenhuma categoria, o wordpress coloca na categoria padrão. A categoria padrão do wordpress é a “Uncategorized”. Para mudar essa configuração, vá primeiramente na opção posts > categorias e crie uma nova categoria, por exemplo “Blog”.

Preencha o nome e clique para adicionar. Agora vá em configurações > escrita e altere o campo “Categoria padrão de post” para a categoria “Blog” que você criou.

4. Removendo plugins pré-instalados

Algumas vezes, após a instalação do wordpress, o mesmo já vem com alguns plug-ins instalados. Na maioria das vezes não utilizamos esses plug-ins. Por isso sempre que instalo o wordpress, procuro excluir todos os plug-ins que vem. Para isso vá em plug-ins, selecione todos, e coloque a opção desativar, depois selecione todos novamente e coloque a opção excluir.

5.Removendo a data da URL dos posts

Por fim, uma configuração ruim que vem no wordpress é a URL padrão dos posts. Quando criamos o nosso primeiro post no wordpress, a url fica algo do tipo http://www.spaceprogrammer.com/16/01/2018/como-criar-um-post. Aparece a data de publicação na postagem. Isso é ruim tanto visualmente quanto para a indexação dos mecanismos de busca como google, bing, yahoo. Para alterar essa configuração vá em configurações > links permanentes. Você verá diversos padrões para url, a mais utilizada é somente o nome do post, portanto selecione a opção “nome do post” e salve as alterações. Após isso, ficará somente http://www.spaceprogrammer.com/como-criar-um-post.

Conclusão

Pronto, agora já temos o wordpress instalado e basicamente configurado. O próximo passo agora é começar a alterar a aparência do blog: Temas, Widgets, Menus. Este é o 2° post da série do nosso curso de wordpress. Esperamos tê-lo ajudado, até a próxima. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

WordPress - Sistema gerenciador de conteúdo

Para quê serve o CMS gratuito na criação de sites e blogs

Nos anos 2000, aproximadamente, começou uma corrida para internet. Milhares de pessoas queriam ter um site para ganhar dinheiro. No entanto, não era tão simples. Existiam dois caminhos para criação de um site, a contratação Leia mais…

WordPress - Sistema gerenciador de conteúdo

Temas Pagos Baratos para Landing Pages, Hotsites, Infoprodutos

O processo de criação de um site WordPress conta com algumas etapas. No primeiro passo vemos a escolha do domínio, em seguida escolhemos uma boa hospedagem. Como desejamos um bom sistema para gerenciar o nosso Leia mais…

WordPress - Sistema gerenciador de conteúdo

Aprenda a fazer um blog de sucesso para ganhar dinheiro

Hoje, com a internet, milhares de pessoas tem a oportunidade de se manifestar, repassar seus conhecimentos, trocar informações, publicar posts, ficar conhecido por seus conhecimentos, e o principal se independizar financeiramente. O blog é a Leia mais…