Quando se faz faculdade na área de tecnologia, existe uma grande dificuldade em conseguir estágio e iniciar a carreira. Nesse post daremos dicas de como conseguir estágio de programador e esclareceremos quais são os conhecimentos necessários para alcançar tal fim.

Conhecimento de Lógica de Programação

A primeira coisa que um jovem graduando na área de TI deve possuir, é conhecimento em programação e familiaridade com alguma linguagem. Existem milhares de linguagens para se aprender a programar, no entanto algumas são mais requisitadas no mercado de trabalho do que outras. Dentre as mais utilizadas e, portanto, cruciais para um estagiário estão:

  •  1° - Java
  •  2° - Php
  •  3° - C#
  •  4° - Python
  •  5° - Ruby
  •  6° - C++

Todo programador deve conhecer algumas dessas linguagens e saber trabalhar bem com elas.

Programação Orientada a Objetos

Quando o aluno de algum curso em TI termina a matéria de algoritmos fica se perguntando, será que o conhecimento que tenho já é o suficiente para procurar um estágio? A resposta geralmente é não. A matéria de algoritmos computacionais, projeto de algoritmos, introdução à programação, te dá uma noção geral da lógica de programação. No entanto, não é a maneira profissional de programar. A forma como as empresas estruturam uma aplicação, um software, profissionalmente é chamada Orientação a Objetos, e a forma como aprendemos nos primeiros períodos é a chamada estruturada.

Por esse e por mais motivos que o conhecimento de programação orientada a objetos é tão importante. É por meio dos conceitos de OO que as empresas elaboram os grandes sistemas.

Conhecimento de Modelagem de Sistemas em UML

Modelagem de sistemas nada mais é do que a atividade de construção de modelos que expliquem/ilustrem a forma de funcionamento de um software.

Na maioria das empresas de criação de Softwares existe um passo a passo, um modelo, um diagrama, que explica como irá funcionar o sistema que será desenvolvido. Um estagiário deve saber interpretar e construir esses diagramas.

Veja: spaceprogrammer.com/uml/introduzindo-o-conceito-de-modelagem-e-diagramacao

Conhecimento de Banco de Dados / SQL

Depois que a estrutura da aplicação (web, desktop ou mobile) está criada, existe a necessidade de que os dados inseridos pelos usuários sejam armazenados de maneira segura e eficiente. Antigamente (em algumas empresas, até hoje) esses dados eram guardados em arquivos txt e controlados no Excel. Porém, essas ferramentas não conseguem garantir a consistência, a segurança, a reconstrução, dos dados, se fazendo úteis somente para empresas muito pequenas. Assim, surgiram os sistemas gerenciadores de banco de dados – SGBS, que garantem tudo isso e um pouco mais. Dentre os SGBDS mais usados estão:

  • MySQL
  • Oracle
  • SQLServer
  • PostGreSQL

Esses SGBDs adotam o modelo lógico relacional de dados e por isso implementam a Linguagem SQL. Uma pessoa que procura estagiar na área de programação deve conhecer um desses bancos e dominar a linguagem SQL.

Veja: spaceprogrammer.com/bd/conceitos-fundamentais-para-compreender-uma-base-de-dados

Sistema de Controle de versão Git

Há um lema da engenharia de softwares que diz que “Um software deve evoluir para que continue sendo útil“. Com isso, um software deve estar em constante mudança para que possa atender as necessidades dos usuários. Então, como atualizar o software ou fazer alguma mudança sem pôr em risco o que já está em funcionamento? Para solucionar esse problema surgiram os Sistemas de Controle de versão. Eles possibilitam o armazenamento das versões de um programa, além de controlar o acesso dos programadores, indicar onde ocorreu mudança e quem a fez, e muito mais. Um dois mais conhecidos Sistemas de Controle Git é o GitHub, que é um repositório aberto. Existe também o Bitbucket que oferece gratuitamente o serviço de armazenagem fechada.

Noções de programação Front-end e Frameworks

Todo programador deve saber o mínimo de programação Front-end e isso envolve Html, Css e JavaScript. Alguns programadores falicitaram a vida da galera que não gosta muito de interface, e desenvolveram frameworks, que nada mais é do que um conjunto de códigos prontos para auxiliar na programação.

Dentre os frameworks Front-end mais famosos estão:

  • Bootstrap
  • Material Design
  • Pure
  • Semantic UI
  • Foundation

Noções de programação Back-end e arquitetura de aplicações Web

Por fim, um estagiário deve conhecer o modo como uma aplicação é arquitetada. Uma aplicação geralmente é arquitetada em três camadas: Vista, Modelo, Controle. Essa arquitetura é a MVC (model, view, control), com ela um sistema fica bem dividido. A vista ou view é a camada da interface, a modelo ou model é a camada em que geralmente ficam as estruturas de usuários (Ex: Professor, aluno), e a camada de controle ou control é camada que se encontram os controladores, maior parte das funcionalidades do sistema.

Faça o curso preparatório

Tendo em vista os assuntos mencionados, nós indicamos um curso que irá lhe dar todos conhecimentos necessários para começar a sua carreira em TI. Falamos do curso "Estágio em programação - acelere sua carreira". O curso abrange todos os pontos abordados neste post e algumas coisas mais.

Você vai aprender:

UNIX, Programação Orientada a Objetos, Git, Ruby, Banco de Dados, Programação Concorrente, Arquitetura, Expressões Regulares, Infraestrutra e Desenvolvimento de aplicações web.

 

Click no link ao lado e faça o curso, não perca tempo, esteja pronto para quando a oportunidade aparecer.

Treinamento preparatório Estágio em TI

Desenvolvido e Criado | Por Setton, Morgado

Conclusão

Assim, vimos que os conhecimentos necessários para se conseguir um estágio de programador no mercado de trabalho são:

Lógica de programação; conceitos de orientação a objetos; Noções de Front-end; Noções de arquitetura Back-end; banco de dados na linguagem SQL; Modelagem de sistemas com diagramas da UML; Sistema de controle de versão Git.

Categorias: Carreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Carreira

A remuneração e função de alguns cargos em TI

Com o crescimento desenfreado da tecnologia, o mercado de trabalho se vê cada vez mais necessitado de profissionais confiáveis e bem capacitados que supram a demanda. Segundo um estudo realizado pela The Networks Skills in Leia mais…