Construir um site de sucesso pode parecer uma tarefa simples, mas envolve diversos pontos que se não forem tratados com muita organização, podem fazer com que seu site vá por água abaixo. É necessário ter um controle sobre o desempenho alcançado, contas de email, bancos de dados, nomes de domínio, entre outros aspectos que são essenciais.

Com isso, surgiram os painéis de controle de hospedagem. São interfaces que permitem gerenciar e monitorar todos os seus serviços hospedados, tudo isso a partir de um único local. Isso facilita muito a vida dos usuários, pois simplifica processos e elimina a necessidade de recorrer a linhas de comando, por exemplo.

Hoje, existem diversas opções de painéis de controle no mercado. São muitas as possibilidades.  Por isso, listamos aqui os 3 painéis de controle de hospedagem mais utilizados no mundo e os principais recursos e ferramentas que cada um apresenta.

  • cPanel
  • hPanel
  • Plesk

cPanel

Atualmente, o cPanel é um dos painéis de controle de hospedagem mais utilizados, apesar de se encontrar disponível apenas para o sistema operacional Linux. Ele é utilizado para gerenciar contas de hospedagem separadas no servidor e pode ser usado em hospedagem dedicada, compartilhada e hospedagem WordPress. Além disso, fornece um poderoso conjunto de ferramentas em uma interface fácil e direta.

Na verdade, ele é composto por duas interfaces:

  • O cPanel, que é uma interface gráfica para a hospedagem, onde se pode gerenciar arquivos, serviços, email, software, etc.
  • O Web Host Manager (WHM), que é uma interface de gerenciamento de servidor. Um servidor pode comportar mais de uma conta e o WHM é a interface que facilita o gerenciamento delas.

Esses dois ambientes trabalham em conjunto, por isso é possível gerenciar seu site com qualquer um deles. Isso faz com que ele se encaixe perfeitamente tanto para usuários iniciantes quanto para os mais experientes.

As principais funções oferecidas pelo cPanel são:

  • Acesso ao gerenciador de arquivos;
  • Criação e gerenciamento de banco de dados;
  • Gerenciamento de domínios (registro, transferência e configurações de domínio personalizado);
  • Logs de visitantes e erros;
  • Monitoramento de desempenho do servidor;
  • Criação e gerenciamento de contas de email com acesso ao Webmail;
  • Criação e automação de backups;
  • Criação e gerenciamento de usuários FTP;

hPanel

O hPanel é um painel de controle criado pela empresa de hospedagem Hostinger para atender a seus clientes. Uma estratégia adotada pelas empresas de hospedagem para fugir do aumento constante de preços dos planos de painéis de controle. O hPanel está disponível para Linux e pode ser usado apenas com um serviço de Hospedagem compartilhada e cloud hosting.

Ele é semelhante ao cPanel, mas em uma versão mais user friendly com uma interface simples e fácil de usar, o que é perfeito para quem está aprendendo. Esse painel possui todas as funções básicas, incluindo:

  • gerenciador de domínio e de email; 
  • editor de zona de DNS;
  • gerenciador de arquivos;
  • banco de dados, entre outros.

Dentre as ferramentas que o hPanel possui, os usuários podem gerenciar hospedagem e contas de email, recursos FTP e utilizar o gerenciador de arquivos. É possível também monitorar facilmente o espaço em disco, a largura de banda, os domínios e ainda instalar outros softwares, como WordPress e/ou Joomla.

Além disso, ele te permite gerenciar a segurança da sua conta, definir senhas para diretórios, bloquear IPs e configurar proteção de hotlinks. E ainda possibilita o gerenciamento de todos os seus produtos em um único painel.

Plesk

O Plesk também é um painel de controle de hospedagem muito popular, pois se encontra disponível para Windows ou Linux. Sua interface é intuitiva e simples. É possível acessar e criar tudo com apenas alguns cliques, isso permite que usuários de todos os níveis possam utilizá-la sem dificuldades. Por isso, ele é considerado um dos mais fáceis e confortáveis de se usar. Além de ter como um diferencial seu custo-benefício, pois possui em seus planos uma opção sem limite de hospedagem.

Sua versão mais recente, o Plesk Onyx, permite ao usuário agilizar a navegação por categorias e encontrar as ferramentas certas. Ele é customizável, possibilitando que você personalize seu Painel do Servidor utilizando as diversas extensões, que ficam divididas em categorias dentro do menu. As extensões mais populares são:

  • Plesk Premium Email por Kolab;
  • Plesk WordPress Toolkit;
  • Plesk Multi Server;
  • Digicert SSL.

Uma outra particularidade do Plesk é que ele possui quatro níveis de login. Cada nível tem um tipo diferente de permissão e responsabilidade. Eles são classificados como Administrator, Client/Reseller, Domain Owner e Mail User.

Além disso, o Plesk fornece um conjunto abrangente de configurações e ferramentas de segurança integradas, o que é muito importante para proteger seus sites contra ataques e evitar a perda de dados confidenciais.

Conclusão

Nós listamos aqui, 3 dos softwares de painel de controle de hospedagem mais populares atualmente no mercado dentre muitas outras opções como, por exemplo, DirectAdmin, Webmin, ISPmanager, CyberPanel e Interworx. Acreditamos que o hPanel seja o ideal para usuários iniciantes, por ser uma interface mais simples e fácil de usar, contendo todas as ferramentas básicas necessárias. Embora o cPanel seja o mais popular dentre os três, por ser mais completo em termos de ferramentas (das mais básicas às mais complexas), acaba sendo um pouco mais complicado, mais voltado para usuários experientes. O Plesk acaba ficando mais como um meio termo entre os dois, porém mais versátil por funcionar tanto para Windows quanto para Linux enquanto os outros dois se limitam apenas ao segundo.

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder
Cupom 10% OFF
Experimente o criador de sites com inteligência artificial da Hostinger
SPACEPROGRAMMER10
Cupom 10% OFF
Experimente o criador de sites com inteligência artificial da Hostinger
SPACEPROGRAMMER10