No processo de criação de um site, a primeira coisa a se fazer é escolher um domínio, um nome, uma marca para o negócio. Logo em seguida, vem a etapa de escolha de uma hospedagem. Para os mais novos, a hospedagem de sites, nada mais é, do que o local onde os dados do seu site vão ficar. O seu próprio computador pode servir como um servidor, no entanto, teria que ficar ligado o tempo todo, e talvez não suportaria uma grande quantidade de requisições de acesso. Simplificando, um servidor de hospedagem é um computador muito potente, criado especificamente com o propósito de ficar ligado o tempo todo, de maneira a disponibilizar as páginas do seu site na internet, quando solicitadas pelos usuários.
Portanto, quem quer ter um site necessita de um servidor de hospedagem, agora a pergunta é: como hospedar um site em um servidor? Como colocá-lo definitivamente no ar?
Para facilitar o seu entendimento, criamos um tutorial com o passo a passo de como hospedar um site e deixa-lo 100% funcionando. Vamos ao que interessa.
1. Qual tipo de hospedagem escolher?
O primeiro passo para hospedar um site é a escolha de um plano de hospedagem. Basicamente, existem 3 tipos: hospedagem para sites pequenos, médios e grandes. Criamos um post falando mais detalhadamente de cada um deles. Mas vamos rapidamente explicar como funciona.
1.1 Sites e blogs Pequenos
Os planos básicos como chamam, são para sites e blogs pequenos, mas não se assuste, na maioria dos casos, são os que melhor atendem, pelo o custo benefício. Geralmente suportam de 5 a 10 GB de dados, ou seja, sites com em média 200 postagens. A maioria possui tráfego ilimitado, ou então 10 GB de transferência, isso quer dizer, de 100 a 200 visitantes por dia.
1.2 Sites e blogs Médios
Os planos intermediários que as empresas de hospedagem de sites costumam oferecer, são destinados a sites um pouco maiores, podem ser blogs com muito acesso e muitos dados e também lojas virtuais.
1.3 Sistemas Grandes
Por último, os planos para sites grandes são para sistemas complexos, geralmente empresariais, grandes redes sociais, sites que necessitam de uma capacidade de armazenamento muito grande, um carregamento das páginas mais veloz ou também um fluxo de visitantes e carregamentos de páginas altos.
2. Hospedagem Linux ou Windows?
Recomendamos que você faça uma análise do que o seu site irá precisar e para isso, o primeiro ponto a observar é o tamanho do site, sabendo que 10 GB de dados, capacidade oferecida pela maioria das empresas nos planos básicos, já dá para bastante coisa. O segundo, e não menos importante, é se o site irá necessitar de um servidor Linux ou Windows. Se for um site criado em php, ou seja, WordPress, Joomla, Drupal, pode tranquilamente hospedar em um servidor Linux, é mais barato e funcionará até melhor. Agora, se for um site criado em alguma linguagem do tipo ASP, ASP.NET, C#, Microsoft acess, Microsoft Exchange ou Share point, necessitará de um servidor Windows. Se for um site feito em Ajax, C, C++, Cold fusion, Flash, Java, Javascript, Python ou Php, ambos os servidores irão suportar, mas lembrando que os planos mais baratos são geralmente os dos servidores Linux.
3. Qual empresa escolher? Onde Hospedar?
Visto esses dois aspectos, a linguagem que o site foi ou será desenvolvido e sua necessidade quanto ao fluxo de visitantes e o uso de dados, já pode tranquilamente escolher um plano de hospedagem. Se estiver em dúvida sobre qual empresa escolher, recomendamos Hostgator, empresa que o SpaceProgrammer utiliza atualmente. Se ainda ficar em dúvida, veja o nosso ranking de melhores hospedagens de site aqui.
4. Como adquirir um domínio?
Adquirido um plano de hospedagem, o próximo passo é a configuração. Isso se você já tiver adquirido um domínio, se ainda não, necessitará de um domínio. Escolha bem o nome de domínio que irá desejar e verifique se se encontra disponível. Para domínios com a extensão .br a compra pode ser feita direto no registro.br que é o site que controla todos os registros de domínio brasileiro. Se for um .com, .net ou .org, você pode entrar no site da godaddy, lá eles tem boas promoções.
5. Como vincular o domínio a hospedagem?
Com a hospedagem e o domínio em mãos, só resta configurar. Vamos aprender como vincular o domínio com a hospedagem adquirida. Para isso, acesse o seu painel tanto da sua hospedagem quanto do seu domínio. Logo em seguida, vá na sua hospedagem e entre no CPanel ou painel de controle e procure pelos NameServers (NS) ou Servidores de Nomes, são dois nomes no formato do tipo “ns01.exemplo.com” e “ns02.exemplo.com”. Esses dois nomes geralmente ficam em “Informações Gerais”. Blz, agora no seu painel da godaddy ou do registro.br, empresa que você comprou o domínio, existirá dois campos para colocar esses dois servidores de nome. Esses campos ficam, geralmente, na opção gerenciar dns ou DNS, Alterar servidores DNS. Procure esses campos e cole os servidores de nome da sua hospedagem e clique em salvar. Pronto, agora é só esperar, no máximo umas 2 horas, acesse o seu domínio e veja se aparece alguma coisa, pode ser a logo da empresa de hospedagem, ou então algum site de exemplo. Se não aparecer nada, retorne para ver se copiou os NSs corretamente.
6. Como instalar o WordPress para criar um lindo site?
Vinculado o domínio com a hospedagem, agora só resta instalar algum criador de site (CMS), isso se você já não possuir um site. Pois bem, vamos instalar o wordpress. Tudo isso se passa na hospedagem, pois o domínio é só um nome, mas é na hospedagem do seu site que ficarão todos os dados, imagens, texto, html, css, por isso é que o construtor de sites é instalado na hospedagem. O SpaceProgrammer foi criado com um CMS chamado WordPress. Este é o construtor de sites mais utilizado mundialmente e te dá tudo, painel de controle, milhares temas para seu site, excelentes ferramentas para segurança, velocidade, otimização no google e demais buscadores, dentre muitos outros, e tudo isso gratuitamente, isso mesmo, o WordPress além de ser o melhor é gratuito.
Vamos lá. Para instalar o wordpress, acesse o Cpanel na sua hospedagem e vá na parte de instalação de softwares. Lá você irá ver o softaculous-app-installer, ele é um instadador automático de aplicações web, com alguns cliques você poderá ter um site em WordPress, Drupal, Moodle, Joomla, Prestashop, entre centenas de outros. Clique em cima dele e logo em seguida procure a opção wordpress. Clique em install, e prencha os campos. A única observação é que você deixe o campo “In Directory” em branco, ou seja, se tiver escrito “WP”, apague e deixe em branco. Por fim clique em instalar.
7. Instalando um incrível tema
Depois de concluída a instalação acesse o seu domínio com o /admin no final. Você irá acessar o seu painel de controle, coloque o login e a senha definidos na hora da instalação do WordPress. Acessando, no menu lateral esquerdo, a opção temas, escolha um bom tema e instale, comece a se divertir. Aprender o wordpress não é difícil, rapidamente já estará mexendo perfeitamente no seu site.
Conclusão
Este foi o post sobre como hospedar um site e deixa-lo funcionando. Vimos as etapas de escolha da hospedagem, escolha do domínio, vinculação do domínio a hospedagem e instalação do wordpress. Esperamos tê-lo ajudado. Dúvidas? Deixe nos comentários abaixo. Até mais.
0 comentário