A W3C ou World Wide Web Consortium é uma organização que elabora padrões que permitem o tráfego de informações na Web. Ela estabelece padrões que dão suporte ás aplicações na web, por meio de linguagens de Marcação como a Html, a Xml, e a XHtml.
Esses padrões estabelecidos pela W3C são essenciais porque asseguram que os navegadores interpretem os conjuntos de tags da mesma maneira. Dessa forma o conteúdo transmitido na web será sempre (ou quase sempre) similar.
XML – Extensible Markup Language
A Xml ou Linguagem de Marcação Extensível é uma das padronizações da W3C. Ela permite a representação de dados semiestruturados ou estruturados em um documento simples no formato TXT textual, através de um padrão de descrição. Como o próprio nome já diz, ela é uma linguagem extensível, ou seja, possibilita a livre criação de elementos, não havendo uma quantidade pré definida.
Os arquivos xml garantem a portabilidade das informações entre diferentes plataformas, pois toda plataforma trabalha com conteúdo no formato textual. Sendo assim, uma aplicação Linux pode se comunicar com uma aplicação Windows, e assim por diante.
Na Html as tags são fixas, temos <body>, <head>… já na xml podemos definir novas tags e criar estruturas personalizadas para cada documento. A Xml é uma meta-linguagem, ou seja, permite auto definir novos elementos.
Um arquivo Xml é composto por elementos que indicam a estrutura e os dados. Segue o exemplo abaixo:
<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1" ?> <turma> <aluno> <nome>Fernando</nome> <nascimento>20/07/1994</nascimento> <matricula>1610576</matricula> <sexo>Masculino</sexo> <email>fernando@exemplo.com</email> </aluno> <aluno> <nome>Giovanni</nome> <nascimento>15/03/1994</nascimento> <matricula>1610566</matricula> <sexo>Masculino</sexo> <email>giovanni@exemplo</email> </aluno> </turma>
A primeira linha desse exemplo contém as informações de versionamento (version) e também do padrão de caracteres utilizado. Para o português, utilizamos no encoding o valor “ISSO-8859-1”, para usarmos acentos e caracteres especiais.
Conclusão
Por meio de documentos Xml uma aplicação pode transmitir dados para outra aplicação via internet, de maneira que a aplicação que está recebendo compreenda os dados e as seus relacionamentos.
0 comentário