Na hora em que for criar um site ou um blog, você provavelmente vai ouvir o quanto é importante ter à disposição uma boa hospedagem de site.
Tanto destaque para a hospedagem é compreensível, pois ela é fundamental para vários detalhes do seu projeto. A segurança é um desses detalhes, especialmente se o seu projeto for uma loja virtual.
Há também a questão da velocidade de carregamento das páginas, que é outro recurso que pode ser beneficiado graças a uma hospedagem de site.
Podemos dizer que a hospedagem de site é importante porque ela está relacionada ao servidor que armazena e disponibiliza o seu site na internet. Ou seja, é a hospedagem que assegura para o seu site um lugar na web onde ele possa ser acessado.
Hoje em dia, é possível encontrar várias empresas que atuam nesse segmento de web hosting.
Mas afinal, se a hospedagem é tão importante, como eu faço para escolher uma que seja adequado para o meu projeto? É possível testar um serviço de hospedagem de sites antes de contratá-lo?
Tópicos
As dicas para você escolher a sua hospedagem de site
Você sabe que o serviço de web hosting vai trazer vários benefícios para o seu site. Inclusive, o bom desempenho dele vai ter muita relação com o tipo de hospedagem escolhido por você.
Por essa razão, é importante que você possa testar um serviço de hospedagem de sites e conheça alguns critérios para optar pela hospedagem mais adequada ao propósito do seu site. Nesse caso, você deve estar atento para o tamanho do seu site.
Sites menores, que trazem basicamente informações sobre o seu negócio e contam com algumas fotos “aguentam o tranco” perfeitamente com uma hospedagem compartilhada.
Aliás, esse tipo de hospedagem é o mais comum. Ela é recomendada para sites institucionais e blogs pessoais.
Por outro lado, se o seu projeto é um blog com um alto índice de acessos diários, ou é uma loja virtual, é importante contar com uma hospedagem dotada de mais recursos.
Sendo assim, há a hospedagem VPS e a hospedagem Cloud. Elas apresentam recursos que conferem mais qualidade para o seu site.
Os critérios para testar um serviço de hospedagem de site
Além de saber quais são os tipos de hospedagem existentes no mercado, é fundamental saber como testar um serviço de hospedagem de sites e avaliar a ideal para o seu projeto. Por isso, veja alguns critérios a seguir.
Ping
O Ping consiste em um comando que envia um pacote de dados e recebe o retorno com tempo de resposta em milissegundos. Quanto menor for o tempo mais próximo estará do servidor.
Esse processo pode ser realizado tanto no sistema Windows e no Linux. No Windows, por exemplo, basta você acessar o atalho Windows+R, digitar o comando CMD e pressionar enter.
Já na tela preta do prompt de comando digite “ping”, dê um espaço e logo depois insira o endereço do servidor e, por fim, pressione enter.
Uptime
Ainda é importante mencionar a avaliação do uptime. O uptime consiste no tempo em que um servidor se encontra operando normalmente. Quanto maior o uptime melhor será a hospedagem de site.
Imagine, por exemplo, se você tem uma loja virtual e devido a um problema ela fica fora do ar por 5 minutos. Isso é péssimo, pois em se tratando de um projeto web, 5 minutos pode ser suficiente para um cliente não encontrar o que está procurando.
Além disso, o uptime também ajuda em outro detalhe muito importante, que é a otimização para os sites de busca. Ou seja, se você quer melhorar as suas técnicas de SEO, trate de obter uma hospedagem de site com um bom uptime.
Largura de banda
Esse recurso se refere à capacidade máxima de transferência de dados do plano de hospedagem.
Sendo assim, se você tem um site que apresenta uma quantidade satisfatória de acessos, é bom contar com um serviço de web hosting que apresente uma boa largura de banda.
Ferramentas para testar um serviço de hospedagem de sites
Quando o assunto é testar um serviço de hospedagem de sites, existem alguns softwares que podem auxiliar você nesse processo. Vamos ver alguns?
Pingdom
Essa ferramenta avalia a velocidade de carregamento do site monitorando as ações dos usuários em tempo real. Dessa maneira ela calcula o tempo que cada página leva para carregar de acordo com a experiência dos visitantes.
Veja mais em Pingdom.com.
GTmetrix
Essa ferramenta oferece uma vistoria detalhada do desempenho do seu site, apontando inclusive aspectos que podem ser melhorados no seu site.
Ele pode ser utilizado para estipular a velocidade do site em termos de tempo de carregamento, bem como analisar o desempenho junto a páginas de busca, como o Yahoo e o Google.
Veja mais em GTmetrix.com
Conclusão
A hospedagem de site é importante, por isso é fundamental testar um serviço de hospedagem e com isso, escolher a melhor para o seu projeto.
Além de disponibilizar planos de hospedagem para diferentes tipos de site, a Hostinger também permite que o usuário experimente os serviços até 30 dias. Caso o cliente não queira dar prosseguimento ao serviço, a empresa assegura o reembolso.
Sendo assim, em se tratando de hospedagem, conheça os serviços da Hostinger. Ela apresenta planos vantajosos e ainda oferece 30 dias para você testar o serviço garantindo o reembolso caso você não queira prosseguir ou não se sinta satisfeito com o serviço. A Hostinger é uma das melhores nesse ramo.
0 comentário