Quem gerencia um projeto na internet, especialmente uma loja virtual, deve estar atento para a questão da segurança. É aí que entra em ação uma ferramenta conhecida como certificado SSL.
Hoje em dia, sabemos que a compra dos mais variados bens na internet já é uma prática cotidiana. Comodidade e rapidez são apenas alguns dos motivos que estimulam as pessoas a efetuarem uma compra, com apenas alguns cliques e do conforto dos seus lares.
“Tá ok, o produto é bonito e o preço é mesmo tentador, mas será que é seguro eu digitar o meu CPF aí nesse site?” Essa é a pergunta que muita gente faz quando se depara com um produto na web.
A internet ainda é um terreno inóspito para várias pessoas. Com toda razão elas ficam apreensivas antes de digitarem os seus dados e senhas importante em algum site qualquer.
No entanto, como provar então que a sua loja online não é um site qualquer, que ele é seguro? Como transmitir a tão famosa credibilidade, que é uma qualidade fundamental para os negócios? A resposta, meus amigos, é o tal do Certificado SSL.
Tópicos
O que é o Certificado SSL
Também podendo ser chamado de protocolo SSL, esse certificado é uma ferramenta que protege os dados de acesso de um determinado site. O modo como ele garante a segurança, impedindo ataques de hackers, é por meio da criptografia.
A criptografia protege os dados digitados no site e evita que os mesmos sejam copiados, vistos e roubados. É por essa razão que ao acessar uma loja virtual os clientes mais atentos procuram saber se esse site possui o SSL.
Além disso, a sigla SSL designa o termo em inglês Security Socket Layer, que pode ser traduzido para o português como Soquete de Camada de Segurança.
Para saber se um site apresenta esse protocolo de segurança o procedimento é bem simples. Basta o visitante averiguar se aparece o símbolo de um cadeado antes do endereço virtual.
É também necessário verificar se aquelas letrinhas que aparecem antes do endereço do site. Quando há a presença do Certificado SSL, o tradicional “http://” é substituído pelo “https://”, confirmando que os dados ali presentes são criptografados.
Não é exagero dizer que a presença desse certificado evita dores de cabeça tanto para o dono do e-commerce quanto para os seus clientes.
Como funciona e quais são as vantagens do Certificado SSL
O sistema apresenta duas chaves de criptografia. Uma delas é gerada pelo servidor do site e usada para a decodificação da mensagem. Já a outra é de caráter simétrico e está presente no navegador do usuário. Ela também serve para decodificar a mensagem.
Desse modo, apenas essas duas partes estão aptas a acessarem o conteúdo, não deixando que invasores possam avistar ou roubar o conteúdo das mensagens.
Hoje em dia, as melhores empresas de hospedagem de site oferecem planos avançados que possuem, entre os seus recursos, o certificado SSL. Veja abaixo algumas das vantagens básicas desse protocolo.
Mais credibilidade para o seu projeto
O fato do seu site mostrar para o usuário que ali é um local confiável, que ele pode digitar tranquilo os seus dados e senhas, gera mais credibilidade ao seu projeto.
Como sabemos que credibilidade e segurança andam de mãos dadas para garantir um bom atendimento aos seus visitantes, é possível dizer então que a presença desse protocolo faz o seu site saltar na frente dos seus concorrentes.
Hoje em dia os usuários estão mais atentos e muitos já sabem como proceder para se certificar a segurança do seu site, por isso, para muitos deles é um alívio ver que o projeto na web mantém invasores e hackers distantes.
Mais vendas
Diante de uma loja virtual com segurança comprovada, a tendência das vendas é aumentar, pois os visitantes estarão mais confiantes para adquirirem os produtos.
Contribui para o SEO
As técnicas de SEO são fundamentais para o êxito de qualquer projeto web, seja ele um blog sobre filmes ou uma loja virtual.
É por meio das técnicas de SEO, utilizando links e palavras-chaves adequadas, que você vai garantir para o seu projeto online as primeiras posições nas páginas de resultado do Google.
A presença do certificado, nesse caso, é um dos fatores que levam o Google a ranquear um site em boas posições. Em sua busca por sites relevantes e de qualidade, os algoritmos do Google levam em consideração a questão da segurança.
Ou seja, conseguir boa posição nas buscas é mais um motivo para você investir em um certificado SSL.
Conclusão
Não quer ver mais os gráficos de visitantes do seu blog sempre em baixa? Está preocupado com as baixas vendas do seu e-commerce? Experimente conferir mais segurança para o seu público na internet.
Portanto, ter um certificado SSL não é apenas um detalhe adicional para o seu site, é acima de tudo, um requisito necessário para o seu projeto online.
Atenção à compra da Hospedagem de Sites
O Certificado SSL é adquerido junto ao serviço de Hospedagem de Sites, e nossa recomendação é pela Hostinger. Apesar da empresa não incluir o certificado gratuitamente, a relação custo-benefício compensa. Você gastará um pouco para comprar o SSL, mas o valor total, incluindo a hospedagem, provavelmente será menor que a concorrência.
Ainda assim, o serviço de hospedagem de Hostinger é excelente e seguro. Será fácil ativar o Certificado SSL e para qualquer dúvida o suporte é bastante eficiente.
0 comentário