É possível afirmar que um site ou um blog são bem sucedidos quando eles contam com uma quantidade satisfatória de visitas. É diante de um bom índice de tráfego que o empreendedor pode mensurar o sucesso do seu projeto na web.

Por isso, para assegurar que o seu site tenha os acessos necessários para o êxito do seu projeto, é importante pensar com carinho em um serviço fundamental: a hospedagem de sites.

Para que um site esteja disponível na web, é necessário que ele esteja em um lugar conhecido como Servidor.

Esse Servidor consiste em um computador com um propósito bem claro: armazenar arquivos e torná-los disponíveis para que outros computadores os acessem.

Por isso, a hospedagem de site consiste em armazenar o seu site em Servidor o tornando acessível para as pessoas que queiram conhecê-lo.

E é por essa razão que as empresas de web hosting atuam. Graças a elas o seu projeto online é hospedado adequadamente e com segurança. Logo baixo você pode conferir os tipos de hospedagens mais comuns.

A hospedagem free

O serviço gratuito de hospedagem é oferecido por algumas empresas do ramo. Eles são mais indicados para quem tem um projeto web ainda em fase inicial.

As vantagens em relação à economia são nítidos, porém, oferecem poucos recursos em quesitos importantes, tais como segurança, assistência técnica e backups.

Hospedagem Compartilhada

É a mais utilizada e mais recomendada, sendo ideal para a maioria dos projetos online, especialmente sites de médio porte.

De uma forma geral, as empresas disponibilizam três planos de hospedagem compartilhada, com recursos e preços variados.

VPS

É a sigla “Virtual Private Server”, que em português significa “Servidor Virtual Privado”.

Com uma hospedagem em um servidor vps, que é virtualmente dividido, o usuário consegue ter mais controle e independência em relação ao seu projeto e à administração da hospedagem.

Recursos de uma boa hospedagem de sites

Os serviços de web hosting possuem recursos que podem ser importantes para que o seu site tenha sucesso, como, por exemplo, garantia de uptime e mais de uma conta de e-mail.

Por essa razão, ao contratar um serviço de hospedagem de sites, preste bem atenção em como a empresa em questão trata alguns desses recursos, que são:

Limite de Tráfego ou dados

Também chamado de transferência, esse recurso consiste na quantidade de dados que são transferidos quando alguém acessa o seu site.

Quanto mais acessado é o seu site, maior é o tráfego. Por esse motivo, antes de contratar uma empresa, tenha plena certeza a respeito das quantidades de acesso que você possui.

Lembre-se que se inicialmente o seu site é um projeto pequeno, um plano de hospedagem com tráfego limitado é suficiente. Porém, preste atenção caso o tráfego aumente.

Diante do aumento, vai estar na hora de conversar com a empresa a respeito de um upgrade no serviço de hospedagem contratado.

O espaço em disco

Ele é mensurado em GB (gigabytes) ou MB (megabytes). Ele diz respeito à quantidade de espaço que o seu site está apto a ocupar no servidor.

Quando você contratar um plano de hospedagem para o seu site, verifique se o espaço oferecido é compatível com o tamanho do seu projeto.

Um blog pessoal, por exemplo, geralmente não necessita de um plano com uma generosa capacidade de armazenamento. Por outro lado, uma loja virtual sim.

Uptime

Ele está relacionado com o tempo que o seu site fica disponível para acessos. Quanto maior o uptime, mais chance para o seu site ser bem sucedido.

Lembre-se que oferecer um bom uptime é um requisito básico para qualquer empresa de hospedagem de sites.

Segurança

Ter um site seguro, imune a invasões de hackers, confere credibilidade para o seu projeto, bem como o torna bem visto aos algoritmos dos buscadores, como o Google.

É importante salientar que sites que não priorizam a segurança são penalizados pelo Google evitando que eles apareçam entre os primeiros resultados de busca.

Por isso, entre os planos de hospedagem, é importante ser oferecido o certificado SSL, ele garante a segurança de dados e arquivos relevantes para você e os seus clientes.

Suporte ao cliente

Para que o seu site tenha o sucesso esperado, é importante ter um bom suporte técnico, capaz de sanar qualquer tipo de problema em pouco tempo.

Sendo assim, fique atento em saber quais os canais a empresa utiliza para falar com os clientes. Seja por chat, e-mail ou telefone, o atendimento deve ser exemplar.

Avalie como é a reputação delas. Algumas empresas de web hosting, como a Hostinger e a Weblink, por exemplo, são bem cotadas em sites sérios, como o Reclame Aqui.

Conclusão

Ter presença online é fundamental para os profissionais que atuam em qualquer segmento.

No entanto, tornar essa presença online bem sucedida passa pelo empenho em entregar um site com carregamento rápido e livre de falhas.

Por fim, escolha bem a sua empresa de hospedagem de sites, pois é ela quem vai ser o alicerce para que o seu projeto web tenha sucesso.

Categorias: Hospedagens

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder
Cupom 10% OFF
Experimente o criador de sites com inteligência artificial da Hostinger
SPACEPROGRAMMER10
Cupom 10% OFF
Experimente o criador de sites com inteligência artificial da Hostinger
SPACEPROGRAMMER10