Na hora de criar um site com o CMS WordPress, acredito que todos nós devamos pensar… quais são os plug-ins essências que tenho que ter no meu blog? Quais são os plug-ins que os sites profissionais wordpress utilizam? Viemos aqui para responder essas perguntas. Para isso elaboramos uma lista com os plug-ins essências após a instalação do WP. Esta lista será dividida pelas funcionalidades de cada plugin em: Seo, Segurança, Desempenho. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Plugins para Segurança do Site:

Akismet Anti-Spam

Com mais de 1 milhão de usuários e 3000 likes, o Akismet confirma a sua enorme importância para complementação da segurança no wordpress. Este Plugin utiliza um banco de palavras para comparar mensagens de comentários spam e bloqueá-las se necessário.

Wordfence Security

 O Wordfence Security oferece uma vasta gama de opções para complementar a segurança do CMS, entre as quais podemos destacar: Firewall para bloqueio de ataques, aviso em caso de segurança fragilizada, atualização de dados de segurança mais recentes, recursos para segurança de cadastro e login, ferramentas de recuperação caso falha na segurança e gráficos de informações sobre tentativas de hacks. Tudo isso torna o wordfence um excelente plugin para auxiliá-lo na proteção de seu blog.

Desempenho e Velocidade:

W3 Total Cache

O w3 total cache é um plugin para otimização do desempenho e velocidade de acesso ao site. Este plugin promete melhorar a experiência do usuário ao acessar o blog e também melhorar a visão dos mecanismos de busca em relação ao site, uma vez que o site terá uma velocidade de carregamento de páginas maior.

Edição de Texto:

TinyMCE Avançado

O TinyMCE é um dos plugins mais básicos desta lista, no sentido de ser muito necessário. Ele amplia a opções de edição de texto do wordpress oferecendo as opções: justificar texto, alterar cor e fonte,  aumentar e diminuir a identação, tabelas, limpar formatação, caracteres especiais e emoticons, cor de fundo, código fonte, dentre outros.

Seo (Otimização nos mecanismos de Busca):

All in One SEO Pack

O All in One SEO Pack é uma ótima ferramenta para quem quer otimizar o seu Seo on page e deixar o site bem posicionado no Google. Este plugin permite: alterar o title dos posts, páginas e também da home, fazer a verificação das ferramentas do google para webmasters, escolher quais partes do site não deseja que sejam indexadas. Além disso, oferece algumas ferramentas: sitemap, links para redes sociais, robots.txt e otimizador de performance.

Pretty Links

O Pretty Link funciona como um encurtador de links que utiliza o seu próprio domínio. Um exemplo da utilização deste plugin é para links colocar uma mascara em links de afiliados> Americanas.com/328973297483-aishuri-328 spaceprogrammer.com/refer/produto-x-da-americanas. Além disso, esta ferramenta permite gerenciar os links e ver a quantidade de cliques que cada um recebeu.

Quick Page/Post Redirect Plugin

O quick page Redirect é bem parecido com o Pretty link, no entanto, é utilizado mais para fazer redirecionamentos de uma página para outra para dentro do site, enquanto o pretty link é mais para fazer redirects para fora do site. Se o redirect for feito, após o usuário acessar o link redirecionado, o plugin irá direcioná-lo, em frações de segundos, para a página escolhida. Isto a nível de Seo, pode ajudar na diminuição do tempo de indexação e espera de um post além de passar parte da relevância.

Outros Plugins:

Contact Form 7

O Contact Form 7, como o próprio nome já sugere, é um plugin para fazer formulários de contatos ou até outros tipos de formulários. Com este plugin fica super simples criar uma página de contatos para o blog. Basta criar uma página com o nome Contato, logo em seguida criar um formulário acessando o link do contact form no seu painel de controle wordpress, depois copiar o shortcode que o contact form irá gerar para o seu formulário criado e colar lá na parte de texto da sua página Contato.

No Category Base (WPML)

 O no category base é um plugin simples mais muito bem pensado. Ele remove o nome category/ das urls de categorias. Para quem já criou uma categoria sabe que o link fica mais ou menos assim: spaceprogrammer.com/category/wordpress. Este plugin remove este category/ de antes do nome da categoria, ficando assim: spaceprogrammer.com/wordpress.

Conclusão

Este foi o post sobre os mais importantes plugins para instalar no seu site ou blog wordpress para que tanto o usuário quanto o administrador tenham uma melhor experiência com com o CMS. Para a posts a seguir fica o assunto mais direcionado sobre edição visual de páginas no wp e os plugins que auxiliam na criação de conteúdo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

WordPress - Sistema gerenciador de conteúdo

Temas Pagos Baratos para Landing Pages, Hotsites, Infoprodutos

O processo de criação de um site WordPress conta com algumas etapas. No primeiro passo vemos a escolha do domínio, em seguida escolhemos uma boa hospedagem. Como desejamos um bom sistema para gerenciar o nosso Leia mais…

WordPress - Sistema gerenciador de conteúdo

Aprenda a fazer um blog de sucesso para ganhar dinheiro

Hoje, com a internet, milhares de pessoas tem a oportunidade de se manifestar, repassar seus conhecimentos, trocar informações, publicar posts, ficar conhecido por seus conhecimentos, e o principal se independizar financeiramente. O blog é a Leia mais…

WordPress - Sistema gerenciador de conteúdo

Tutorial para aprender a fazer bons posts e salvá-los

Neste tutorial iremos ensinar o passo a passo para fazer a publicação de posts em sites wordpress. Acessar o painel de controle do wordpress em “/wp-admin” e fazer login como administrador ou editor. No menu Leia mais…