Neste tutorial iremos ensinar o passo a passo para fazer a publicação de posts em sites wordpress.

Acessar o painel de controle do wordpress em “/wp-admin” e fazer login como administrador ou editor. No menu lateral, clique na opção Posts. Você verá todos os posts que seu site possui. Se você nunca publicou um post, o único post que aparecerá é o “Hello World“, que é o post demonstrativo do wordpress. Se quiser pode excluí-lo depois, passando o mouse em cima e selecionando a opção “colocar na lixeira”.

Passo a passo para publicação de posts no wordpress

Na parte superior esquerda vai haver um botão “adicionar novo” clique nele para adicionar um novo post.

Na parte estrutural do post terá o Título, o H1, a Url e o conteúdo. Coloque o título e automaticamente irá aparecer a url e o H1 será o mesmo.

Se quiser mudar a url pode clicar em editar, de maneira que o título fique diferente da url.

Normalmente a url do wordpress vem configurada para exibir também o dia, mês e ano. Se quiser alterar isso, no menu lateral, vá em configurações > Links Permanentes.

Depois selecione a opção “Nome do Post” e clique em salvar.

Na parte do conteúdo é simplesmente começar a escrever ou então colar o que deseja publicar. O wordpress te dá algumas opções de formatação de texto, mas as vezes não é suficiente, uma opção bem recorrente é a tabela e a opção de justificar texto. Existe um plugin excelente que permite aumentar a quantidade de ferramentas de edição, daqui a pouco iremos falar dele.  

É importante ressaltar que para visualizar como está ficando o post você não precisa publica-lo, pode “salvar como rascunho” e depois clicar em “visualizar” e vai salvando como rascunho. Quando o post estiver realmente pronto para ir para o site, aí pode clicar em publicar. Acesso o seu site e veja como está ficando.

A cada modificação você pode salvar novamente como rascunho. Clique em visualizar e vai vendo como o post está ficando no site.

Para adicionar imagens ou vídeos o wordpress tem a opção adicionar mídia no canto superior esquerdo. Você pode selecionar uma imagem do seu computador e fazer o upload.

Você também pode escolher o posicionamento da imagem: depois do texto, do lado esquerdo do texto, do lado direito do texto ou no meio do texto.

Pronto, quando acabar de escrever e editar o post clique em publicar.

Instalando um excelente plugin para formatação de texto

Na parte de plugins, clique em adicionar plugin, depois procure pelo plugin TinyMCE como na imagem abaixo. Instale e ative o plugin.

O TinyMCE é um dos melhores plug-ins do wordpress para edição de conteúdo, ele permite acrescentar dezenas de outras opções de formatação. Dentre elas podemos destacar: justificar texto, incluir tabelas, alterar cor do texto, alterar tamanho da fonte, indentar para direita, indentar para esquerda, incluir código e código fonte, emoticons e várias outras.

Depois na sua área de plugins encontre o TinyMCE e selecione a opção configurações.

Logo em seguida irá aparecer as suas opções de formatação, que são as opções padrões do wordpress e em baixo as novas opções que o plugin disponibiliza. Arraste e solte as ferramentas que desejar.

Depois de colocar as opções que desejar e clicar em salvar, retorne ao post e atualize a página. Você verá as novas ferramentas de formatação disponíveis.

Justifique o texto, coloque em negrito, mude a cor, coloque títulos e subtítulos e o texto vai ficar incrível.

Conclusão

Este foi o post sobre como criar e publicar posts fantásticos no wordpress. Neste tutorial conseguimos ver: como colocar um título, como alterar a url, como remover data da url, como inserir textos, como inserir imagens, como alinhar imagens ao lado do texto, como instalar um plugin para aumentar as opções de formatação, como utilizar o TinyMCE Advanced. Esperamos que tenha ajudado. Até a próxima.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

WordPress - Sistema gerenciador de conteúdo

Quais as primeiras configurações após instalar WordPress?

Depois de instalado o wordpress, é importante a realização de algumas configurações. 1. Colocando Título e Subtítulo Acessando seu painel de administrador, você irá encontrar no menu do lado esquerdo a opção configurações > geral. Leia mais…

WordPress - Sistema gerenciador de conteúdo

Para quê serve o CMS gratuito na criação de sites e blogs

Nos anos 2000, aproximadamente, começou uma corrida para internet. Milhares de pessoas queriam ter um site para ganhar dinheiro. No entanto, não era tão simples. Existiam dois caminhos para criação de um site, a contratação Leia mais…

WordPress - Sistema gerenciador de conteúdo

Temas Pagos Baratos para Landing Pages, Hotsites, Infoprodutos

O processo de criação de um site WordPress conta com algumas etapas. No primeiro passo vemos a escolha do domínio, em seguida escolhemos uma boa hospedagem. Como desejamos um bom sistema para gerenciar o nosso Leia mais…