Na hora de adquirir um domínio, muitas pessoas não têm ideia de quanto o mesmo pode influenciar no seu negócio. Um domínio pode representar uma marca e por isso deve ser escolhido com muito cuidado.

O primeiro passo na escolha de um domínio é a análise do nicho. Pesquise sobre qual assunto será o site ou blog. Faça uma análise dos concorrentes e veja o que eles estão utilizando como nome de domínio.

Escolhendo bem a extensão do domínio

Depois disso, gosto de começar escolhendo a extensão do domínio. Existem domínios: .com, .com.br, .net, .net.br, .info, .org, entre outros. Prefiro me reter a esses. Escolho geralmente entre .com, .com.br e .org.

A extensão .com significa comercio e foi criado para domínios de sites que possuem a intensão de vender algo. Mas como se popularizou muito, atualmente é utilizado para tudo. Particularmente, é a extensão que mais utilizo, pois transmite confiabilidade e clareza.

A extensão .com.br representa os sites brasileiros de comércio, mas também com a sua enorme popularização, ficou sendo utilizada para tudo. O .br representa sites brasileiros e por isso possui vários tipos: blog.br, vlog.br, edu.br, eco.br, wiki.br. Cada um com um significado. Gosto de utilizar essa extensão quando a maioria dos concorrentes estão utilizando, e quando o nicho é especificamente pt-br. O site que cuida e disponibiliza os domínios com extensão .br é o registro.br.
A extensão .org, que significa organização, representa sites de organizações, e por isso, transmite um peso maior de confiabilidade para os usuários do que o .com. Gosto de utilizar quando quero que os usuários tenham mais confiança no site, por exemplo, sites educacionais, sites de pesquisas.

Como exemplo, vamos escolher o nicho “Venda de Carros”, para a melhor compreensão. Para esse nicho, segundo nossa análise, por se tratar de um nicho que abranja um público basicamente brasileiro, e também pela maioria dos concorrentes utilizarem essa extensão, optamos pelo .com.br.

Os 3 estilos de nome de domínio

A segunda etapa da escolha de um domínio é o estudo do negócio. Um domínio pode ser dividido em 3 tipos: nome de nicho, nome de marca, nome de pessoa.

Nome de pessoa: Blog pessoal/ Site de Artista – Ex: LucionaMelo.com.br

O nome de pessoa é muito utilizado por sites de artistas, músicos, ou então blogs pessoais. É a opção ideal para quem quer um blog para mostrar seus trabalhos, sua experiência. Como alternativa, algumas pessoas usam o “oficial”, “real”, “eu”, quando o nome de domínio não está disponível, por exemplo, lucianameloreal.com.br, lucianamelooficial.com.br, eulucianamelo.com.br.

Nome de marca: Blog de conteúdo/ Site empresarial – Ex: PeixeUrbano.com.br

O nome de marca é muito utilizado por empresas na criação de seus sites. As vezes a empresa já possui um brand name (nome de marca), e só registra o domínio. Outras vezes na hora da escolha do domínio, se for um negócio exclusivamente digital, ela aproveita e escolhe o nome da sua marca. Esses tipos de domínios são interessantes pois geralmente estão disponíveis, uma vez que cada pessoa tem uma ideia diferente. Alguns exemplos de domínios desse tipo são: cocacola.com, olx.com, spaceprogrammer.com, peixeurbano.com.br.

Nome de Nicho: Blog de Nicho – Ex: vendadecarros.com.br

O nome de nicho é muito interessante para pessoas que querem vender um infoproduto para um nicho específico e que desejam um site de conteúdo. O nicho de maquiagem é um exemplo de nicho que as pessoas utilizam muito o nome do nicho no domínio, por exemplo, comofazerumamake.com.br, maquiagemsimples.com.br, tudosobremaquiagens.com. Essa é uma excelente estratégia para trazer relevância ao site. Os webmasters a utilizam facilitar o ranqueamento do site nos mecanismos de busca.

Seguindo o nosso exemplo de nicho “Venda de Carros”, utilizaremos um nome de domínio que ofereça relevância ao site de forma que a pessoa veja o domínio e saiba do que se trata. Por isso escolhemos o nome “Tô de Carro Novo”. Esse estilo de domínio é um pouco de nome de nicho com nome de marca, traz relevância mas também identidade. Tem o termo “carro novo” no domínio, o que auxilia no seu bom posicionamento no google, yahoo, bing.

Nos estudos mais acima escolhemos a extensão .com.br, portanto ficaria www.todecarronovo.com.br. Como esse termo é muito utilizado, é bem provável que o domínio não esteja disponível. Uma boa opção é escolher outra extensão, pode ser a .org, .net.

Um bom lugar para comprar domínios e verificar suas disponibilidades

Para a compra do domínio e também a verificação de sua disponibilidade indicamos a Godaddy. Ela possui promoções excelentes para anuidade além de um ótimo suporte. Não compro domínios em outro lugar. Lá você irá conseguir ver a validade do domínio para todo tipo de extensão.

Conclusão

Este foi o post sobre escolha de nomes de domínio. O próximo passo para concluir os recursos necessários para a criação de um site na internet é a escolha de uma boa hospedagem. Esperamos tê-lo ajudado, se ainda tiver alguma dúvida, deixe nos comentários.

Categorias: Criação de Sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *