Após adquirirmos uma hospedagem e um domínio fica o questionamento: e agora, como colocar o site no Ar? Como vincular o meu domínio à minha hospedagem?

Resumo Simples e rápido

Essa é uma dúvida muito comum de quem quer ter seu primeiro site. Por isso, fizemos um passo a passo que irá acabar com esta dúvida de uma vez por todas, mostrando o quão simples é vincular um domínio a uma hospedagem e assim colocar o site no “Ar”. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

É muito simples. Após adquirir uma hospedagem, você irá receber dois servidores de nomes, que de maneira a simplificar a compreensão, você pode assumir que são os nomes dos servidores que você tem acesso dentro daquela empresa de serviço de hospedagem. Geralmente são 2 NameServers (NS), com um formato parecido com isso: ns01.exemplo.com.br e ns02.exemplo.com.br, por exemplo.

Para finalizar, sim para finalizar, veja como é simples. Lá na empresa onde comprou o domínio, haverá 2 campos para colocar os Servidores de Nome da hospedagem que adquiriu. Preencha esses campos com os Servidores de Nomes que copiou lá na sua hospedagem (por exemplo: ns01.exemplo.com.br e ns02.exemplo.com.br) e clique em salvar. Pronto, muito simples e rápido. Agora é só esperar os sistemas das empresas fazerem a transição. Acesse seu domínio algumas horas depois e provavelmente já não estará aquela exclamação com “Servidor Não Encontrado”, mas estará, no mínimo, a logo da sua hospedagem.

Agora, quando você instalar um CMS poderá escolher um tema entre as centenas disponíveis, terá um painel de controle incrível, infinitas opções de configuração e customização. Falo do wordpress, este fantástico Sistema gerenciador de conteúdos gratuito. Com ele você poderá criar sites incríveis em poucos minutos. Ai ao invés de aparecer a logo da sua hospedagem irá aparecer um site lindo com infinitas opções de configuração.

Passo a Passo mais detalhado

Como exemplo vamos tomar o domínio registro.br e a hospedagem Hostgator. Mas isso servirá para todas as outras hospedagens e empresas de venda de domínios, ou pelo menos quase todas. Para dar um melhor prosseguimento, veja o resumo acima, tem detalhes importantes.

1°passo: Vá na sua hospedagem e copie os 2 NameServers ou Servidores de Nome

Para isso você irá precisar fazer login na sua hospedagem e encontrar o link para o cpanel ou painel de controle.

Após acessa-lo, você irá encontrar uma página principal com vários itens. Haverá duas partes laterais, uma a esquerda e outra direita, rs, vá na da direita e procure o sub-tópico Informações Gerais. Lá você irá encontrar dois outros sub-tópicos, NS Primário e NS secundário. Dentro desses campos haverá um nome do tipo ns01.exemplo.com copie os dois.

2°passo: Cole os Servidores de nome na sua conta no registro.br

Acessando a sua conta no registro.br aparecerá os domínios que você possui, clique no domínio que quer configurar. Descendo um pouco a tela, irá aparecer a parte de configuração de DNS.

Clique na opção “alterar servidores dns”. Logo em seguida irá aparecer os campos master e slave. Cole os NameServers que copiou do seu Cpanel nesses campos e clique em salvar.

Conclusão

A partir de agora o seu domínio já está configurado com a sua hospedagem, é só esperar algumas horinhas para que os servidores possam fazer a transição. Como dito no resumo, após a transição, obviamente, acessando o domínio, não irá aparecer um site, mas sim, provavelmente, uma página da hospedagem. Isto é um bom sinal pois significa que tudo funcionou perfeitamente. Agora, se quiser instalar um sistema do tipo wordpress na sua hospedagem e ter um site de verdade funcionando, ao invés da página da sua hospedagem, acesse o link.

Categorias: Hospedagem de Sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Hospedagem de Sites

Análise dos serviços, planos e preços da Hostgator

Conheça um pouco da história A Hostgator é uma empresa de hospedagem que surgiu em 2002 em um dormitório da flórida Atlantic University. O registro do domínio Hostgator.com ocorreu em outubro de 2002. Seis meses Leia mais…