Com o crescimento desenfreado da tecnologia, o mercado de trabalho se vê cada vez mais necessitado de profissionais confiáveis e bem capacitados que supram a demanda. Segundo um estudo realizado pela The Networks Skills in Latin America, até 2019 faltarão 449 mil profissionais de TI. No Brasil, especificamente, faltarão 190 mil profissionais até o fim da década. Sendo assim milhares de pessoas tem visto essa oportunidade e buscado se capacitar para aproveitar a demanda de trabalho. Com isso, esse artigo visa abordar as principais áreas de atuação dos profissionais de TI, e assim dar um parâmetro do que escolher, segundo o gosto e segundo a remuneração salarial.

Programação e Desenvolvimento de Sistemas

A programação, segundo o Cientista da computação Alan G., é a arte de fazer com que uma máquina automatize uma determinada tarefa, a fim de agilizar o processamento de dados e oferecer uma solução tecnológica. Um programador tem como principal função o desenvolvimento ou a manutenção de um sistema. Para isso, esse profissional deve dominar linguagens e ferramentas que lhe permitam realizar tais tarefas em um computador. Dentre as linguagens de programação utilizadas, pode-se destacar Java, C, C++, C#, Python, VB.NET, PHP, JavaScript, Delphi.

Se quer se tornar um Desenvolvedor de sistemas profissionais vejo o que indicamos Curso Online de Desenvolvimento de sistemas.

  • Programador Desktop

Programa sistemas e aplicações que irão rodar em um computador ou uma rede de computadores. Ex Avast antivírus, Microsoft Word, Power Point.

Média Salarial 2.600,00 Júnior 3.100,00 Pleno 3.900,00 Sênior.

  • Programador Web

Desenvolve websites e sistemas que se caracterizam por funcionar na rede mundial da Internet e possuírem acessibilidade em qualquer Lugar. Ex Facebook, Hotmail, Google.

Média Salarial 2.800,00 Júnior 3.200,00 Pleno 4.000,00 Sênior.

  • Programador Mobile

Um programador Mobile é especializado em criar aplicados para smartphones, tablets e qualquer dispositivo móvel, pode ser para Android, IOS ou outro sistema operacional. Ex Instagram, Wazap, Spotfy.

Média Salarial 2.800,00 Júnior 3.600,00 Pleno 4.800,00 Sênior.

  • Programador de Jogos

Cria instruções para jogos ou jogos completos. Geralmente um programador de Games sabe trabalhar bem no desenvolvimento desktop, web e mobile, mas foca na área que mais se adapta. Ex League Of Legends – desktop, Clash Royale – Mobile, Slither Io – Web.

Média Salarial 4.300,00 Júnior 5.200,00 Pleno 6.000,00 Sênior.

Administração de Rede de Computadores

O profissional que atua na área de administração de redes deve ser capaz de gerenciar os computadores de uma empresa afim de que aja uma comunicação entre as máquinas para fluxo de informações. Ele deve manter a rede de computadores funcionando além de desenvolver projetos para melhorar a conectividade do sistema como um todo. Um profissional dessa área, segundo a Microsoft, deve dominar os conceitos de Active Directory, DNS, DHCP, Cluster, Setup, Performance, ISA Server / TMG, Exchange, System Center (SCCM, SCOM, SCVMM entre outros).

Média Salarial entre 3.800,00 a 7.200,00

Administrador de Banco de Dados

Um administrador de Banco de Dados é responsável por instalar, configurar e administrar o banco de dados. É função desse profissional, desenvolver sistemas de banco de dados, fazer testes de monitoramento, garantir a segurança das informações contidas no banco, realizar procedimentos de rotina de Back-up das informações, emitir relatórios quantitativos de eficiência do banco, entre outros. O mercado exige, para atuação nessa área, o conhecimento e domínio das seguintes ferramentas – Banco de Dados Oracle, modelador de dados ERwin, SQL-Station, gerenciador de modelos ModelMart, diagnóstico de estrutura de Banco de Dados DBExaminer.

Média Salarial 3.200,00 a 8.200,00

Analista de Segurança

Um analista de segurança da informação tem como principal função realizar a prevenção de possíveis ataques á segurança do sistema. Esse profissional deve estar sempre atualizado quanto ás tecnologias disponíveis para invasão e roubo de dados e assim prover soluções para prováveis riscos. O segurança de TI trabalha diretamente com servidores, sistemas operacionais, banco de dados e até equipamentos físicos. A demanda no mercado para esse ramo é alta e exige conhecimentos como linguagens de programação, protocolo TCP/IP, atualização de regras de firewalls, protocolos de inter-redes, uso de ferramentas para monitoramento do tráfego de rede – sniffers.

Gostou do assunto para se especializar e conhecer mais veja o Guia prático de Segurança da informação.

Média Salarial 2.500 a 5.000

Conclusão

Essa foi uma análise do mercado de trabalho para o profissional de TI, abordando as principais vertentes profissionais e seus respectivos salários. Ainda existem muitos outros ramos dessa área, no entanto foi elaborado um resumo dos mais procurados e bem estabelecidos no mercado de trabalho. Como visto a área tecnológica no Brasil está em constante crescimento e necessita de profissionais qualificados para atender a demanda. Quanto mais cedo o estudante de TI conseguir identificar uma área de atuação, mais rápido haverá a preparação e como consequência o sucesso na carreira.

Categorias: Carreira

Posts Relacionados

Carreira

Conhecimentos necessários para estagiar como Programador

Quando se faz faculdade na área de tecnologia, existe uma grande dificuldade em conseguir estágio e iniciar a carreira. Nesse post daremos dicas de como conseguir estágio de programador e esclareceremos quais são os conhecimentos Leia mais…